Rua 05, Qd - 55,  N° 15, Galeria Ambassador - Loja - 6
Setor Central - CEP 74020 - 030  -   Goiânia - Goiás
Tel (62) 3275 5347, Fax (62) 3242 2948
Email: nhleng@nhl.com.br

 

 

 

No Geoprocessamento diversos tipos de informações geográficas são processadas por meio de avançadas técnicas matemáticas e computacionais. Já os Sistemas de Informações Geográficas (SIG) são poderosas ferramentas do geoprocessamento, onde diversos tipos de informações são geradas através de análise e integração de dados geográficos. Com essas ferramentas e dados é possível a criação de diferentes mapas temáticos, onde vários tipos de informações podem ser sobrepostas e interpretadas. Assim  novos mapas são gerados  sendo possível extrair informações complexas, facilitando as decisões a serem tomadas sobre a área em estudo .

Para montagem de um  SIG, faz-se uso de imagens de satélite e/ou fotos aéreas além de outros dados. Estas imagens podem ser analisadas isoladamente, ou temporalmente, estação por estação, ano após ano; gerando análises temporais muito úteis quando se deseja avaliar a evolução de uma determinada área. Além disso, a utilização de imagem possibilita extrair valiosas informações minimizando os trabalhos de campo, e consequentemente reduzindo os custos.

A partir de bases cartográficas confiáveis, associando-as à bancos de dados disponíveis, e utilizando-se de softwares específicos, desenvolvemos o GIS (Geographic Information System), de acordo com as necessidades específicas de aplicação em  todas as áreas de conhecimento. Como exemplo podemos citar o trabalho efetuado juntamente com a UFG (Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública), com recursos do Ministério da Saúde, onde foi gerado um  Mapa de Qualidade de Vida de Goiânia, onde se associou bases cartográficas, informações sócio econômicas do IBGE (Setores censitários) e banco de dados da Secretaria Municipal de Saúde, e obteve-se um mapeamento dos casos de dengue e hanseníase e quais os fatores contribuiram com o número de casos registrados em cada setor. Através desses resultados, podem ser efetivadas ações de controle e mesmo de prevenção, melhorando a qualidade de vida da população.

Contamos com poderosos softwares tais como Arcgis, envi, Autocad Map, Global Mapper entre outros, para o processamento e edição de informações.

Abaixo alguns dos trabalhos que a NHL Engenharia e Geotecnologia realiza nessa área:

 

 

SIG / Geoprocessamento