Rua 05, Qd - 55,  N° 15, Galeria Ambassador - Loja - 6
Setor Central - CEP 74020 - 030  -   Goiânia - Goiás
Tel (62) 3275 5347, Fax (62) 3242 2948
Email: nhleng@nhl.com.br

 

 

O Programa CBERS nasceu de uma parceria inédita entre Brasil e China no setor técnico-científico espacial. Com isto, o Brasil ingressou no seleto grupo de Países detentores da tecnologia de sensoriamento remoto.

E desta forma, obteve uma poderosa ferramenta para monitorar seu imenso território com satélites próprios de sensoriamento remoto, buscando consolidar uma importante autonomia neste segmento. Apesar de momentaneamente o programa Cbers não contar com nenhum satélite em atividade, há uma grande acervo de imagens disponíveis até Maio de 2010, inclusive as imagens de alta resolução do sensor HRC. ( brevemente será lançado o Cbers-3, dando continuidade ao programa.)

 

HRC - (HRC - High Resolution Camera) Câmera Pancromática de Alta Resolução.

 

A câmera HRC opera numa única faixa espectral, que cobre o visível e parte do infravermelho próximo. Está presente apenas no CBERS-2B. Produz imagens de uma faixa de 27 km de largura com uma resolução de 2,7 m, que permitiu a observação com grande detalhamento dos objetos da superfície. Como sua faixa de cobertura é de 27 km, eram necessários cinco ciclos de 26 dias para que os 113 km padrão da CCD sejam cobertos pela HRC. Assim, a cada 130 dias será possível ter uma cobertura completa do país, para ser correlacionada com aquela obtida pela câmera CCD, que neste período terá coberto o país por cinco vezes.

Apesar do Cbers 2B HRC ser uma imagem pancromatica, é possível através do método de fusão de imagens, torna-las coloridas; isso através da Fusão de imagens Cbers 2B HRC(2,5m) + Landsat-5 (30m), gerando uma imagem de boa qualidade e baixo custo.

Cbers 2B - HRC

 

Características da Câmera Pancromática de Alta Resolução - HRC  

 

Banda espectral

0,50 - 0,80 µm (pancromática)

Campo de Visada

2,1º

Resolução espacial

2,5 x 2,5 m

Largura da faixa imageada

27 km (nadir)

Resolução temporal

130 dias na operação proposta

Taxa de dados da imagem

432 Mbit/s (antes da compressão)

Quantização

8 bits

Cbers 2B - HRC
Fusão Imagem  Cbers 2B-HRC + Landsat - 5

Fusão Imagem  Cbers 2B-HRC + Landsat - 5 , Goiânia - GO, Resolução Espacial de 2,5 metros

Fusão Imagem  Cbers 2B-HRC + Landsat - 5

Fusão Imagem  Cbers 2B-HRC + Landsat - 5 , Aruãna - GO, Resolução Espacial de 2,5 metros